MOSTRA MUNICIPAL DE DANÇA DE LIMEIRA 2013

 

REGULAMENTO

 

INSCRIÇÕES: Até 03 de Junho de 2013

I – Objetivo

Art. 1º – A Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, promoverá no período de 18 a 21 de Junho a Mostra Municipal de Dança de Limeira 2013.

Art. 2º – A Mostra Municipal de Dança de Limeira 2013, composta de apresentações de dança e oficinas de dança sem caráter competitivo, tem por objetivo promover o intercâmbio entre escolas de dança, grupos da cidade e o público em geral, além de destacar e divulgar novos talentos, valorizar a dança em todos os seus estilos e incentivar as manifestações culturais.

Art. 3º Das apresentações: As apresentações serão abertas ao público de forma gratuita. Os ingressos para as apresentações e as oficinas serão distribuídos mediante arrecadações de alimentos não perecíveis (1 kg de alimento = 1 ingresso) destinados a contribuir com as entidades assistenciais do Município de Limeira.

§ 1º: Define-se por grupo/escola apto a participar da Mostra Municipal de Dança de Limeira 2013 aquele que possuir pelo menos 50% de seus bailarinos/dançarinos residentes no município de Limeira, mediante apresentação de comprovante de residência.

§ 2º: Cada escola/grupo selecionado terá obrigatoriamente de cumprir a minutagem mínima e/ou máxima de cada gênero e subgênero em sua apresentação, no dia e horário marcados pela Comissão Organizadora para da Mostra Municipal de Dança de Limeira 2013, conforme Anexo 2 desse regulamento.

II – Das Inscrições

Art. 4° – As inscrições deverão ser feitas por meio da ficha própria da Mostra, enviada ou entregue dentro do prazo limite, para o seguinte endereço:

Mostra Municipal de Dança de Limeira 2013

Secretaria Municipal da Cultura

Largo da Boa Morte, 11 – Centro – Limeira – SP.

CEP 13480-188.

Art. 5º – No ato da inscrição, deverá ser apresentado o seguinte material:

– A ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo responsável;

– Cópia do cartão do CNPJ (para as escolas e academias) ou o termo de independente (para grupos sem vínculo).

– 01 DVD com a gravação do último trabalho apresentado (sem edição);

– 01 currículo do diretor artístico;

– Autorização da SBAT e do ECAD (ou liberação do coreógrafo);

– Release e sinopse do espetáculo ou folder contendo essas informações;

– Mapa de luz, som e palco com descrição dos cenários;

– Autorização do uso de imagem que deverá ser preenchida e assinada pelo responsável de cada escola/grupo (em anexo);

– O grupo/escola que conter integrantes menores de idade deverá apresentar autorização de seus respectivos responsáveis legais

§ 1º: Não será aceita a inscrição que deixar de atender a todas as exigências referidas nos itens do art. 5º;

§ 2º: Nenhum material enviado para inscrição será devolvido, ficando sob posse da Secretaria Municipal da Cultura de Limeira, mesmo que haja eventual desistência do grupo/escola após o processo de seleção;

 

III – Da Seleção

Art. 6º – A Comissão Organizadora da Mostra nomeará uma equipe para selecionar, dentre os trabalhos inscritos, aqueles que participarão da Mostra Municipal de Dança de Limeira 2013.

Art. 7º – Ficam a cargo da equipe de seleção os critérios de escolha dos espetáculos.

Art. 8º – A divulgação dos selecionados será feita até 07 de junho de 2013 por meio de comunicados por telefone, internet ou correspondência oficial.

Art. 9º – O cronograma das apresentações será definido em de sorteio aberto e, posteriormente será divulgado a partir de 12 de junho de 2013, para os selecionados por meio de correio, telefone e imprensa local.

 § 1º – O início das apresentações tem previsão de início para as 20h, horário de Brasília, no Teatro Vitória em Limeira.

 § 2º – Reconhecimento de palco

– Os dias e horários do reconhecimento do palco serão estabelecidos pela Comissão Organizadora do evento e divulgados via blog oficial da Secretaria Municipal da Cultura e telefone.

– Caso haja necessidade de alteração de datas e horas, o mesmo deverá ser solicitado com 72 horas de antecedência por meio de protocolo no setor do departamento de projetos culturais, estando sujeito a aprovação da comissão

– O grupo/escola deverá se apresentar à comissão organizadora no local do ensaio com no mínimo 30 minutos de antecedência. O não cumprimento do horário implicará a perda do horário agendado.

– Cada grupo/escola poderá ter no máximo 30 minutos para o reconhecimento de palco (por coreografia inscrita), dependendo do número de coreografias.

Durante a marcação de palco de sua coreografia, o grupo/escola deverá informar ao responsável pelo palco do Teatro Vitória todo o material cênico que será utilizado na noite da apresentação, lembrando que a solicitação de material deverá ser informada previamente no momento da inscrição. Essa utilização só poderá ocorrer com a apresentação da ficha aprovada na seletiva, para o uso do mesmo.

§ 3º Fica limitado a 2 (dois) o número de acompanhantes por grupo/escola nos bastidores do Teatro Vitória durante o tempo de reconhecimento de palco, não sendo permitia a permanência dos mesmos nos camarins do teatro no dia das apresentações. 

Art. 10º – Cada escola/grupo e bailarino/dançarino poderá participar de coreografias em até 3 subgêneros dentro de cada gênero conforme o anexo 1, vetando ainda a participação do diretor e bailarinos/dançarinos participarem em mais de uma escola/grupo.

    § 1º – Poderão ser selecionadas até 03 (três) coreografias de cada escola/grupo dentre as inscritas para mostra, independente do gênero, conforme anexo 1.

IV – Critérios de Punições.

Art. 11° – Direitos autorais: A apresentação de coreografias que não tenham passado pela seleção da curadoria artística ou de titularidade de terceiros sem a devida autorização, terá como pena o impedimento a participação do grupo/escola no ano seguinte, e não recebimento da ajuda de custo por parte da organização da Mostra 2013 responsabilizando o participante e ou o grupo/escola por violação de direitos autorais e por eventuais reivindicações de terceiros com relação à autoria da coreografia;

Art. 12° – Prazo: O não cumprimento dos prazos para envio do material desclassifica automaticamente o grupo/escola a participar da Mostra Municipal de Dança 2013;

Art. 13° – Integrantes no elenco nascidos a partir de 2005 ou depois, animais vivos de qualquer espécie, água, purpurina, sky paper, velas, tochas, serpentinas, ou qualquer outro tipo de material que impossibilite a limpeza do palco entre as apresentações, e que possam prejudicar o grupo seguinte, ou danificar o palco do teatro ou atingir a platéia terá como pena  o impedimento a participação do grupo/escola no ano seguinte, e não recebimento da ajuda de custo por parte da organização da Mostra 2013

Art. 14°- Tempo/Duração Coreografias: Coreografias que não estiverem na integra ou que descumprirem o tempo determinado (conforme Anexo 2), terá como pena  o impedimento a participação do grupo/escola no ano seguinte, e não recebimento da ajuda de custo por parte da organização da Mostra 2013.

O tempo de coreografia informado no processo de inscrição deverá ser o mesmo da gravação da coreografia enviada para a seleção. Caso o tempo informado não seja o cronometrado no vídeo a coreografia será desclassificada.

 

Art. 15° – Formulários/Documentação: A falta de ficha de inscrição, cópia do cartão do CNPJ (para escolas e academias) ou termo de independente (para grupos sem vínculo) e quaisquer documentos solicitados no ato da inscrição desclassifica automaticamente o grupo/escola a participação da Mostra 2013.

Art. 16°– A Gravação SEM CLAQUETE (conforme modelo proposto no Anexo 3) dos DVDs, que devem ser entregues no ato da inscrição, desclassifica automaticamente a participação do grupo/escola na Mostra 2013; assim como os parágrafos abaixo relacionados nesse artigo:

 § 1º Claquete sem nome do grupo ou da escola;

 § 2º Material com problemas técnicos de som e imagem;

 § 3º Gravações realizadas em partes, ou em mais de um local com qualquer tipo de montagem ou edição, ou contendo coreografias incompletas;

 § 4º Gravações de má qualidade com filmagem muito próxima ou muito distante, com espelhos prejudicando a visualização dos bailarinos/dançarinos e má iluminação;

Importante: No caso de optar pelo envio de DVD – Na embalagem deverá constar o nome da escola, nome do responsável e telefone de contato.

Art. 17° – Caso haja cancelamento na participação por parte de alguma escola/grupo selecionada, após o período de confirmação, o grupo/escola será automaticamente impedido de integrar a edição subseqüente, alem de  perder o direito sobre a ajuda de custo da Mostra de Dança de Limeira 2013.

V – Das Responsabilidades das produções dos espetáculos

Art. 18° – As escolas/grupos participantes se responsabilizarão por todas as despesas que tiverem por ocasião da Mostra Municipal de Dança de Limeira.

PARÁGRAFO ÚNICO: As alterações de participação de elementos nos grupos deverão ser informadas à Comissão Organizadora no prazo máximo de uma semana antes do início da Mostra, em conformidade com os dados da ficha de inscrição, sob pena de desclassificação.

Art. 19º – As escolas/grupos se responsabilizarão integralmente pelas incidências de cobrança de taxas de órgãos como SBAT e ECAD.

Art. 20º – A Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, isenta-se da necessidade de contratações extras de funcionários para a Mostra, além do quadro disponível, bem como aquisição de mais equipamentos, materiais e objetos novos, caso estes sejam necessários, ficando de exclusiva responsabilidade das escolas/grupos participantes.

Art. 21º – As montagens e apresentações dos espetáculos deverão ocorrer rigorosamente nos dias, locais e horários pré-estabelecidos e anunciados, não sendo permitidos atrasos e mudanças nestes itens, sob pena de desclassificação.

Art. 22º – Cada grupo/escola, após a sua apresentação, deverá retirar do espaço utilizado todo o material e cenário no prazo de 5min, caso isso não ocorra acarretará em pena de não recebimento da ajuda de custo por parte da organização, além da não participação da Mostra no ano seguinte. A Organização não se responsabilizará pelos materiais esquecidos pelas escola/grupos.

VI – Do Apoio Financeiro

Art. 23º – A Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, disponibilizará ajuda de custo para as escolas/grupos selecionados, como incentivo às produções próprias da cidade, de R$ 500,00 para cada escola/grupo participante.

VII – Oficinas

Art. 24° – Serão promovidas oficinas em locais determinados pela Comissão Organizadora e divulgados no blog oficial e a página oficial do facebook da Secretaria da Cultura de Limeira.

§ 1° – As inscrições para as oficinas poderão ser feitas por telefone ou pessoalmente no prédio do Palacete Levy, localizado no Largo da Boa Morte, 11, Centro de Limeira no horário compreendido das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira até o dia de sua realização.

§ 2° – Para participar da  oficina, o requerente deverá possuir idade mínima de 14 anos completos até o dia da realização da oficina e apresentar nível de experiência e conhecimentos básicos, de acordo com os gêneros oferecidos em cada oficina ou seguindo os critérios do profissional ministrante.

§ 3° – Para participar os interessados deverão levar 1 kg de alimento não perecível no dia e início da oficina.

VIII – Das Disposições Gerais

Art. 25° – Utilização dos Camarins: Os camarins do Teatro Vitória serão utilizados coletivamente. Cada grupo/escola dará entrada no camarim com a antecedência necessária apenas para ajustes na troca de roupa e retoque na maquiagem. A ordem de entrada seguirá a ordem de apresentação dos grupos/escolas.

Cada grupo/escola deverá nomear um coordenador de camarim que ficará responsável pelos objetos deixados pelo grupo no local enquanto se apresenta no palco do Teatro Vitória.

A organização da Mostra manterá uma listagem fixada próxima a porta de entrada dos camarins com a ordem de entrada/apresentações.

O grupo/escola deverá permanecer atento ao chamado da organização para a ocupação do camarim sob pena de perder o direito de utilizar o espaço.

Após a apresentação, o grupo terá 10 minutos no máximo para desocupar o camarim e deixá-lo em ordem.

§ 1° – A organização não se responsabilizará por objetos deixados nos camarins ou nas dependências do Teatro Vitória.

§ 2° – A chamada dos grupos será feita pela ordem numérica, conforme listagem disponível no blog oficial da Secretaria Municipal da Cultura de Limeira e afixada no local. Serão realizadas duas chamadas. O não comparecimento à porta de entrada dos camarins de um representante do grupo/escola implicará em perda do direito de uso do espaço.

§ 3° – A ordem das apresentações será publicada no blog da Secretaria Municipal da Cultura de Limeira com antecedência mínima de 48 horas. 

§ 4° – Recomendamos que o grupo/escola esteja no Teatro Vitória com pelo menos 2 horas antes do horário marcado.

§ 5° – Cada grupo deverá ter 02 (dois) CDs gravados em formato WMA com a música da apresentação. Uma única faixa por CD que deverá está etiquetado com nome do grupo/escola e coreografia.

§ 6° – O Diretor/Técnico de som, ou responsável pela coordenação do som e da iluminação de cada grupo/escola deverá estar na técnica três apresentações antes do seu grupo/escola, e sair imediatamente após sua apresentação. 

Importante:

Não serão permitidos o uso de animais vivos, água, fogo, gelo seco, fumaça, pólvora, ou quaisquer outras substâncias e objetos que possam sujar, danificar, ou molhar o linóleo, o palco, que  atinjam a platéia ou mesmo comprometa a apresentação do grupo seguinte. Lembramos que crianças menores de 09 anos não poderão participar. 

Serão permitidos os usos de elementos cênicos simples e de fácil colocação, que sejam imprescindíveis para a realização da coreografia. Tais elementos deverão ser colocados e retirados do palco pelo próprio grupo, tendo para esta colocação e retirada o tempo máximo de 01 (um) minuto. O grupo deverá avisar na marcação de palco o uso desse material.

 

Os infratores de qualquer dos itens apresentados neste edital estarão sujeitos à penalidade imediata do concurso, independente de qual fase se encontrar.

DANOS ao Patrimônio: Caso o Grupo/Escola, Bailarino/Dançarino faça uso de materiais não permitidos que danifiquem o linóleo ou do palco do Teatro Vitória, os custos da manutenção, reposição ou conserto serão repassados em sua totalidade ao responsável pelo grupo/corpo de baile. O mesmo cabe para todas as dependências do teatro, incluindo camarins, coxia, corredores.

 

Após a apresentação, nenhum membro do grupo poderá permanecer na coxia.

 

Art. 26°As imagens dos grupos/escolas, bailarinos/dançarinos participantes poderão ser utilizadas a critério da Organização para a divulgação do evento quando necessário.

§ 1° – Liberação de Imagens: Todas as imagens dos grupos/escolas participantes poderão ser utilizadas a critério da organização, sem nenhum ônus para a Mostra Municipal de Dança de Limeira.

 

 

Informações IMPORTANTES para o Processo de Inscrição.

 

   Art. 27° – Vale lembrar que a FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS É CRIME, conforme decreto/lei 2.848 do código penal brasileiro – capítulo III.

§ 1° Direitos Autorais: Coreografias que não estão em domínio público: responsabilidade do grupo a autorização emitida pelos órgãos competentes (coreógrafos, sociedade brasileira de autores teatrais – SBAT- e/ou entidades legais que representam o artista).
Coreografias de domínio privado: A falta do documento de autorização desclassifica na pré-seleção.

   § 2° Após a inscrição para participar da seleção, o participante/grupo, não poderá alterar a composição coreográfica, tempo e música.

    § 3° A seleção das coreografias inscritas será feita por uma comissão julgadora, com profissionais especializados.

   Art. 28º – A simples inscrição na Mostra Municipal de Dança de Limeira 2013 pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento.

   Art. 29º – Os casos omissos neste regulamento serão objetos de deliberação da Comissão Organizadora da Mostra Municipal de Dança de Limeira 2013.      

Realização: Prefeitura Municipal de Limeira, através da Secretaria Municipal da Cultura.

 


Mostra de Dança de Limeira 2013

                                                                     Ficha de Inscrição n° _____

                                                                        (para preenchimento da SMC)

Espetáculo:                                                                        Cidade:

Responsável Geral:

Escola/Grupo:

Tempo necessário para montagem completa (cenário, luz, etc….):

Duração do espetáculo:

Responsável legal pela inscrição:

RG:                         CPF:                                   PIS/PASEP ou inscrição INSS:

Telefone:                                                            Celular:

E-mail:

Endereço:

Cidade:                                                                  Estado:                         CEP:

Classificação indicativa:

Direção Geral

Coreógrafo:

Figurino:

Cenografia:

Iluminação:

Produção:

Operador de luz:

Operador de som:

Contra regra:

Total de participantes do grupo (        )

Elenco: Nomes                                                                                              

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________

 

Declaro ter conhecimento do regulamento e concordo com todos os seus itens.

__________________, _____ de ___________________ de 2013.

 

 

___________________________

Assinatura do responsável

 

 

 

 

 

MOSTRA DE DANÇA DE LIMEIRA 2013

AUTORIZAÇÃO PARA USO DE NOME, SOM, IMAGEM E DADOS.

EU,___________________________________________________________,

RG nº ________________________e  CPF nº ________________________      

pela presente, autorizo, com fulcro no artigo 20 do Código Civil brasileiro, a Prefeitura de Limeira,  sediada na Rua Prof. Dr. Alberto Ferreira, nº 170, Centro, Limeira – SP a utilizar a imagem do (a) artista ________________________________________,  para a Mostra de Dança de Limeira de 2013. Esta autorização é dada em caráter definitivo e irrevogável, sem que dela decorra nenhum ônus, principalmente qualquer tipo de indenização, para a os envolvidos na realização do evento.

 A Mostra de Dança de Limeira 2013 é uma realização da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

.

 

Limeira, ____ de _______________ de 2013.

 

_________________________

Assinatura

Endereço

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

 

 

ANEXO 1 – Quanto aos gêneros e Subgêneros

 

 BALÉ CLÁSSICO DE REPERTÓRIO:

A escolha das coreografias do Clássico de Repertório (solos, pas-de-deux, pas-de-trois, grand pas-de-deux e conjunto) fica sob a responsabilidade do grupo de acordo com o nível técnico dos participantes, obedecendo à época, estilo e figurinos adequados da obra.

Somente serão aceitas inscrições de trabalhos cujas obras não são ainda consideradas de domínio público mediante apresentação de documento de liberação da coreografia emitido pela entidade que representa o coreógrafo.
 
BALÉ CLÁSSICO:
Obras montadas especificamente para os grupos participantes e que não pertençam ao repertório de grandes companhias.

NEO-CLÁSSICO: Dança praticada por quem tem formação clássica, mas que pode utilizar vestuário, música, coreografia, modernos ou contemporâneos, sem a rigidez de detalhes diversos, impostos pela Dança Clássica.

DANÇAS A CARÁTER 
Danças a CaráterCoreografias inspiradas no folclore inseridas numa obra de Balé Clássico de Repertório.

DANCAS FOLCLÓRICAS:
Danças que retratam a cultura de determinado povo. Ex: danças brasileiras, alemãs, russas, italianas, austríacas, irlandesas, espanholas, entre outras.

CONTEMPORÂNEA:
Obras estruturadas sob os princípios das escolas modernas ou das obras criadas sob os preceitos da pós-modernidade.

ESTILO LIVRE:
Trabalhos com Variações de Estilos.

JAZZ:
Trabalhos em todas as linhas e variações do Jazz.

DANÇA DE RUA:
Trabalhos estruturados sob qualquer das Danças de Rua (Funk, Break, Hip-Hop etc) 

SAPATEADO:
Serão inscritos nesta modalidade todos os tipos de sapateado, exceto aqueles com conexão de dança étnica (irlandês, espanhol, entre outros). 

               Importante: As apresentações serão realizadas em palco de madeira SEM linóleo.

DANÇA DE SALÃO
Danças populares urbanas (tango, forró, bolero, valsa etc).

DANÇA DO VENTRE: Todas as variações regionais da Dança do Ventre.

Anexo 2:

Gênero

Sub Gênero

Tempo

Clássico de Repertório

Solo

Tempo da obra

Grand Pas-de-Deux
(com variações e coda)

Tempo da Obra

Pas-de-Trois

Até 5 minutos

Conjunto

Até 7 minutos

Ballet Clássico

Solo

Até 3 minutos

Duo

Até 4 minutos

Trio

Até 4 minutos

Conjunto

Até 6 minutos

Neo-Clássico

Solo

Até 3 minutos

Duo

Até 4 minutos

Trio

Até 4 minutos

Conjunto

Até 6 minutos

Contemporâneo

Solo

Até 3 minutos

Duo

Até 4 minutos

Trio

Até 4 minutos

Conjunto

Até 6 minutos

Sapateado

Solo

Até 3 minutos

Duo

Até 4 minutos

Trio

Até 4 minutos

Conjunto

Até 6 minutos

Estilo Livre

Solo

Até 3 minutos

Duo

Até 4 minutos

Trio

Até 4 minutos

Conjunto

Até 6 minutos

Jazz

Solo

Até 3 minutos

Duo

Até 4 minutos

Trio

Até 4 minutos

Conjunto

Até 6 minutos

Dança de Salão

Duo

Até 4 minutos

Conjunto

Até 6 minutos

Danças a Caráter

Conjunto

Até 6 minutos

Danças Folclóricas

Conjunto

Até 6 minutos

Dança do Ventre

Conjunto

Até 6 minutos

Dança de Rua

Conjunto

Até 6 minutos

OBS.: Serão considerados “conjuntos” aqueles compostos por no mínimo 04 (quatro) bailarinos/dançarinos(as) e no máximo 45.

 

 

 

 

Anexo 3:

“Gravação: Nos 10” iniciais deverá aparecer uma claquete com as seguintes informações:

 

 MODELO CLAQUETE

Nome da Coreografia:

 

Gênero:

OBSERVAR ANEXO 1 e 2

Sub Gênero:

 

Tempo de duração:

OBSERVAR ANEXO 2

 

DVD:

As coreografias serão aceitas somente se forem gravadas em DVD’s separados conforme os gêneros, subgêneros e categorias, de acordo com o EXEMPLO a seguir:

DVD1 – Balé Clássico – máximo de 3 coreografias;
DVD2 – Balé Clássico– máximo de 3 coreografias;
DVD3 – Sapateado – máximo de 3 coreografias;
DVD4 – Dança de Salão – Duo – máximo de 3 coreografias;
DVD5 – Dança de Rua – Conjunto – máximo de 3 coreografias.

Obs: DVD´s enviados NÃO SERÃO DEVOLVIDOS pela organização.

Contatos:

Telefones: (19) 3451-0502 ou (19) 3441-4805

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